Páginas

AROMATERAPIA

O que é Aromaterapia

A Aromaterapia consiste em tratar as doenças com a ajuda de óleos extremamente concentrados extraídos dos vegetais. Esses extratos chamados essências ou óleos essenciais contêm as substâncias que dão perfume às plantas e, por isso, seu odor é a característica principal.

Óleos Essenciais.

Os óleos essenciais são produzidos por minúsculas glândulas presentes nas pétalas, no caule, na casca e na madeira de numerosas plantas e árvores. Se, na natureza essas glândulas liberam os aromas das plantas de forma progressiva, quando aquecidas ou trituradas, elas explodem e liberam os odores com uma potência muito maior.
Para extrair o óleo essencial puro, recorre-se a um processo de destilação no vapor d’água. Se a essência é dissolvida no álcool ou em outro solvente, denomina-se essência absoluta. São menos puras que os óleos, porém conservam propriedades curativas interessantes.
Os usos dos óleos essenciais são múltiplos, mas eles são mais utilizados na unção da pele (massagem), podendo também ser inalados ou colocados na água de banho ou em compressas. Raramente são ingeridos. Certamente são mais eficazes quando inalados, pois provocam uma ação imediata no cérebro.
Não se deve pensar que a Aromaterapia não apresenta contra-indicações. Devem ser utilizados com precaução, pois podem causar irritação e alergia na pele.

Os aromaterapeutas utilizam cerca de 30 plantas e flores para tratar a maior parte dos problemas.

Os óleos essenciais são divididos em três categorias: os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo; e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.

Alguns exemplos:

Óleo de Camomila – refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão;
Óleo de Cânfora – refrescante e estimulante. Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insônia;
Óleo de Cedro – sedativo. Usado para angústia, bronquite e tosse;
Óleo de Limão – refrescante e estimulante. Para problemas circulatórios, hipertensão e acne;
Óleo de Eucalipto – libera a cabeça. Indicado para edemas e dores musculares;
Óleo de Gerânio – refrescante e antiespasmódico. Para problemas urinários e infecções virais;
Óleo de Jasmim – relaxante e calmante. Serve para tratar apatia e pele seca;
Óleo de Manjerona – fortificante. Indicado em enxaquecas, cólicas e equimoses;
Óleo de Patchouli – relaxante. Indicado na depressão e pele seca.
Óleo de Pimenta Cinza – estimulante. Usado em problemas digestivos, resfriados e diarréia;

Aromaterapia e óleos carreadores 


Misturar um óleo essencial a um óleo carreador é a maneira mais popular de preparar produtos aromaterapêuticos. É também a maneira mais fácil de diluir os óleos essenciais na preparação para o uso. Há diversas opções de carreadores. Os mais comuns são o óleo vegetal, o álcool, a água e, mais raramente, o vinagre. A escolha do carreador dependerá da forma como você planeja aplicar seu tratamento.



Para uma massagem ou óleo corporal, o óleo vegetal é a melhor opção. No caso de um ungüento talvez seja melhor usar o álcool, pois ele não deixa nenhum resíduo oleoso. Um spray para a casa deve ter água como base, enquanto o suco de babosa é perfeito para um spray facial.



Você também pode diluir óleos essenciais em produtos prontos à base de óleos vegetais, como ungüentos, cremes ou loções que você encontra em qualquer loja. Essa é uma maneira rápida de preparar seus próprios produtos. Escolha produtos que contenham pouco ou nenhum óleo essencial para garantir que o produto final não tenha um cheiro muito forte. Muitas lojas de produtos naturais têm cremes, loções e xampus inodoros.
Óleos vegetais

Os óleos essenciais se misturam aos óleos vegetais. Os óleos vegetais têm outras vantagens: são calmantes, retêm a umidade e são fáceis de aplicar. Todo óleo vegetal de boa qualidade, como os de amêndoas, damasco, avelã, oliva, semente de uva, ou gergelim, pode ser usado como óleo carreador. Você não precisa necessariamente usar óleos “prensados a frio”, mas deve evitar óleos muitos fortes como o de oliva ou o de amendoim porque eles têm cheiros próprios que se sobrepõem ao aroma dos óleos essenciais.



As moléculas de óleos vegetais são muito grandes para penetrar na pele, como fazem as moléculas de óleo essencial, mas deslizam suavemente e, por isso, são ideais para produtos cosméticos. Depois que você tiver mais familiaridade com as propriedades dos diferentes óleos, você pode mudar o óleo de acordo com o tipo de aplicação. Mas, no começo, use qualquer um dos óleos carreadores acima mencionados. Mantenha os óleos carreadores longe do calor e da luz para garantir o frescor. Guarde os óleos mais caros na geladeira se você não for usá-los imediatamente.



O óleo da vitamina E é um excelente antioxidante e adicioná-lo a toda a mistura aromaterapêutica fará com que a maioria dos óleos vegetais dure mais. Uma ou duas cápsulas (200 a 400 UIs) para cada frasco de 60 g de carreador são suficientes. Apenas fure a extremidade da cápsula com uma agulha e aperte



Para assegurar o frescor, prepare apenas uma quantidade suficiente para durar alguns meses ou mantenha-a refrigerada. Se você planeja guardar a receita por muito tempo e estiver preocupado com o mofo, use óleo de jojoba. Embora seja mais caro do que a maioria, o óleo de jojoba dificilmente estraga. Se você não quiser gastar muito, use somente um pouco na sua receita.

Álcool
As mesmas proporções sugeridas para diluir óleos essenciais em óleos vegetais são usadas no caso do álcool. Embora não seja usado com tanta freqüência, o álcool é anti-séptico, refrescante e evapora rapidamente, não deixando nenhum resíduo oleoso. Você pode escolher entre usar um álcool de limpeza, que é venenoso, ou alguma bebida que contenha álcool, como a vodca.
Nesse caso, qualquer tipo de bebida alcoólica serve, mas a vodca é a mais usada pois não tem nenhum cheiro ou sabor extra. Uma vodca contém 40% de álcool e 60% de água. Se você usar o álcool de limpeza (a base de madeira), tome cuidado para não ingeri-lo. Sozinho, o álcool é muito adstringente para ser usado na pele ou no cabelo. O hamamélis, uma mistura de álcool com extratos da casca e folhas da hamamélis virginiana, é uma boa base para adstringentes.


Vinagre

Poucas receitas aromaterapêuticas usam vinagre. Embora seja melhor do que o álcool para a pele e para o cabelo, ele não é tão popular devido ao cheiro forte. Entretanto, o cheiro se dissipa rapidamente e o resultado é muito bom.

O vinagre é anti-séptico, apesar de não ser tanto quanto o álcool. Sua acidez permite restaurar o PH e o equilíbrio natural da pele e dos cabelos. Para essa finalidade, o vinagre de cidra de maçã é o melhor, embora muitas pessoas prefiram o vinagre branco pois ele é incolor. O vinagre é solúvel na água, assim você pode diluí-lo com água destilada se achar que o cheiro está muito forte. A água destilada é usada, pois não contém cloro ou qualquer outro aditivo ou bactéria encontrada na água encanada ou potável.

Água

Você pode misturar algumas gotas de uma mistura de óleos essenciais em seu banho, em uma bacia de água quente para fazer compressas, ou em água fria em uma garrafa de spray. A água destilada ou sem cloro é mais comum. Encha os recipientes com água quente antes de adicionar os óleos essenciais para que eles não evaporem muito rápido.


Cuidados com a Aromaterapia

Os óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas reconhecidas, como as da Lavanda e do Gerânio, que são eficazes contra infecções causadas por bactérias, vírus e fungos. São também apreciados pelas propriedades desintoxicantes do limão, alho, eucalipto e pelos efeitos calmantes junta à sensação de bem estar e harmonia que parecem produzir um efeito preventivo sobre as doenças.
Óleos essenciais são substâncias potentes que podem causar danos se usados indevidamente. Ao contrário de um chá ou de uma tintura de ervas feitos com a erva inteira, os óleos essenciais são extremamente concentrados.

Manuseie os óleos essenciais em lugares com boa ventilação e faça pausas freqüentes. A superexposição a um óleo pela pele ou por inalação pode causar náuseas, dores de cabeça, irritações de pele, desconforto ou tontura. Se você tiver alguns desses sintomas, tome um pouco de ar fresco. Em caso de irritações da pele, dilua rapidamente o óleo pingando óleo vegetal diretamente na área afetada. A água não será tão eficaz, pois os óleos essenciais não diluem na água.

Não aplique óleos essenciais diretamente na pele, pois há risco de overdose. Os óleos mais delicados, como a lavanda, podem ocasionalmente ser usados de maneira concentrada em uma área muito pequena, como em uma erupção ou em uma mordida de inseto. Mas esfregar apenas algumas gotas da maioria dos óleos essenciais diretamente na pele pode equivaler a 10 xícaras (de chá) de ervas de uma vez.

Além de irritar ou queimar sua pele, você pode danificar fígado e rins que têm que desintoxicar as grandes quantidades de óleos essenciais que entram na corrente sanguínea. Os danos ao fígado ou aos rins nem sempre são aparentes, portanto você poderia causar um mal à sua saúde sem saber.

Redobre a atenção ao usar óleos essenciais que irritam a pele (pimenta da Jamaica, louro, canela, cravo-da-índia, orégano, sálvia, satureja, capim cidreira, tuia, e gualtéria). Nunca use esses óleos em crianças, em pessoas idosas, ou em pessoas com doenças crônicas (ou ainda com problemas de fígado, rim, coração ou asma). Em vez disso, use óleos menos nocivos.

Um exemplo bom é o óleo de tomilho. Mesmo diluído, ele pode queimar a pele, por isso substitua-o pelo limão que é muito mais suave. O óleo essencial de orégano é tão potente que muitos aromaterapeutas não gostam de usá-lo. Eles preferem a manjerona ou a lavanda, que também são excelentes relaxantes musculares e anti-séptico.

  Agora que já conhecemos os princípios da aromaterapia, é hora de aprender como fazer as receitas aromaterapêuticas.

 Ingredientes para a aromaterapia


Você precisará de apenas alguns ingredientes básicos para começar a praticar a aromaterapia. Provavelmente, você já possui a maioria deles.

Um copo medidor, algumas colheres medidoras e alguns funis pequenos serão necessários para começar a fazer aromaterapia. A menos que você adicione óleos essencias a um produto já pronto, você precisará de frascos ou recipientes apropriados para o armazenamento. Frascos simples são vendidos em drogarias, mas, caso você queira algo mais requintado, verifique alguma loja de produtos naturais. Compre também algumas etiquetas para os frascos. Tenha sempre à mão toalhas de papel e álcool para limpeza.
Você precisará de algo para medir quantidades pequenas de óleos essenciais e transferi-los para outros frascos. Alguns óleos essenciais são vendidos em frascos que possuem um dispositivo chamado redutor que permite que caia apenas uma gota de óleo por vez. Depois de algumas tentativas, você já conseguirá usá-lo com facilidade, mas não agite o frasco ou diversas gotas sairão de uma só vez. Conta-gotas de vidro também são um boa opção para se conseguir a quantidade certa de óleo essencial e eles são vendidos em drogarias, lojas de produtos naturais e também por alguns fornecedores de óleos essenciais.
Tenha cuidado para não contaminar seus óleos essenciais ao usar um conta-gotas de um óleo em outro. Não é necessário ter um conta-gotas para cada óleo. Apenas lave bem o conta-gotas com álcool e espere alguns minutos até que o álcool evapore completamente antes de usá-lo em outro óleo. Ter dois ou três conta gotas permitirá que você os alterne.
Se preferir, use um tubo longo e estreito chamado pipeta para medir pequenas quantidades de óleos essenciais. As pipetas podem ser feitas de vidro ou de plástico, entretanto, o mais fácil de usar - embora mais difícil de limpar - é o de plástico com uma pequena bomba na extremidade. Tente com água antes de começar a medir seus óleos essenciais. As pipetas são vendidas em catálogos de equipamentos químicos, em algumas drogarias e em catálogos de produtos aromaterapêuticos.
Para medir quantidades maiores, use um copo medidor. Um jogo de colheres medidoras também é útil para medir uma quantidade maior do que algumas gotas de óleo essencial. Além do equipamento, você também precisará de alguns óleos essenciais e de vários carreadores como óleo vegetal, água destilada, álcool e vodca. Você pode comprar ou encomendar alguns óleos vegetais mais requintados, como o de amêndoas, o de damasco, o de semente de uva e o de jojoba, na maioria das lojas de produtos naturais.


Conversões de medidas em aromaterapia
Use a tabela abaixo para medir os óleos essenciais ao preparar receitas aromaterapêuticas.



12,5 gotas     1/8 de colher de chá        5/8 gramas         1 /6 dracma       5/8 ml


  25 gotas      1/4 de colher de chá      1/24 gramas         1/3 dracma      11/4 ml


  75 gotas      3/4 de colher de chá           4 gramas            1 dracma        3,7 ml


100 gotas      1 colher de chá                5/6 gramas       11/3 dracma           5 ml



Como fazer misturas aromaterapêuticas

No início, tente fazer misturas bem simples de aromaterapia. Use seus óleos essenciais favoritos, mas, de preferência, não mais de três a cinco de cada vez. Depois que adquirir certa prática, você poderá adicionar mais óleos para tornar seus experimentos ainda mais interessantes.
Mantenha um caderno com todas as anotações aromaterapêuticas - você precisará de registros exatos de todas as suas receitas. Anote os ingredientes, as proporções e os procedimentos usados para cada receita, bem como observações sobre os resultados obtidos. Etiquete seus produtos finais com os ingredientes utilizados, a data de fabricação e instruções especiais, se for o caso. Isso será muito útil caso você queira reproduzir a receita.
Ao pensar nas misturas, tente pensar nas características de cada óleo, inclusive no que perfumistas profissionais chamam de personalidade, notas aromáticas e intensidade de odor. Os perfumistas imaginam que cada óleo tem personalidade própria e comparam os aromas a notas musicais: as fragrâncias têm notas da cabeça, notas do coração e notas de fundo. As notas de cabeça são os aromas que aparecem imediatamente mas que evaporam rapidamente, as do coração são as que aparecem após os primeiros quinze minutos e as notas de fundo as que são sentidas até horas depois.
A intensidade do odor dos óleos essenciais varia e pode ou não corresponder à taxa da evaporação das notas aromáticas. Adicione quantidades bem pequenas de óleos essenciais fortes, pois um óleo especialmente forte, como o alecrim, pode facilmente esconder o cheiro suave de outro óleo, como sândalo ou cedro. Ao misturar quantidades pequenas para testar suas receitas, pense que uma gota de um óleo de intensidade elevada, como a canela, pode ser muito. Tente adicionar só um pouquinho de óleo com a extremidade de um palito.
Você saberá se os óleos têm um odor intenso, como no caso do patchuli e da canela, cheirando-os. Use apenas uma gota de alguns destes óleos com cinco gotas de um óleo essencial mais suave, como a lavanda. Já a laranja tem um odor tão fraco que você necessitará aproximadamente de oito gotas para que ela se misture uniformemente com as quatro gotas de lavanda.
Abaixo estão as receitas para uma fórmula: 8 gotas de laranja, 4 gotas de lavanda e 1 gota de sálvia. Essa fórmula é uma lição de intensidade e está organizada por notas. Os aromas estão entre as regiões média e alta da nota. A laranja ilumina a alta, evaporando relativamente rápido, enquanto a sálvia dá uma base doce e calmante à lavanda.
Existem outras possibilidades para essa fórmula. Por exemplo, adicione uma gota de canela em vez de sálvia para obter um aroma um pouco mais apimentado e estimulante. Se você optar pelo cheiro amadeirado do cedro, adicione diversas gotas para balancear a mistura. As opções são infinitas.
Outra forma de expandir a mistura é escolher óleos que tenham características similares. Faça sua mistura parecer mais complicada e misteriosa sem que ninguém consiga decifrar seus ingredientes. Tente combinar a menta e o hortelã, o limão e a bergamota, ou a canela e o gengibre. Óleos extraídos das diferentes partes de uma planta tendem a aprofundar e enriquecer o aroma. Por exemplo, adicione uma pequena quantidade de aguarrás como agulhas de junípero a uma baga de junípero para dar mais corpo.



Como fazer diluições aromaterapêuticas

Algumas pessoas acham que é mais fácil medir gotas, enquanto outras preferem usar colheres de chá. Isso vai depender da quantidade que você precisa medir de uma única vez e do tamanho do recipiente. O tamanho de uma gota varia, dependendo do tamanho da abertura do conta-gotas, da temperatura e da viscosidade (espessura) do óleo essencial. As colheres de chá geralmente são mais apropriadas se você estiver preparando grandes quantidades de misturas aromaterapêuticas.

A maioria das diluições são a 2%. Isso significa que 2 gotas de óleo essencial são adicionadas a cada 100 gotas do óleo carreador - uma diluição segura e eficaz para a maioria das aplicações aromaterapêuticas. Uma diluição de 1% é sugerida para crianças, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas.

As diluições a 3% ou mais são somente usadas para receitas fortes como em ungüentos ou para terapias localizadas, quando se quer tratar apenas uma pequena parte do corpo. Lembre-se sempre que, em aromaterapia, quantidade não significa necessariamente qualidade e uma concentração muito forte pode causar reações não desejadas. Veja a seguir as diluições padrão.

•Diluição a 1%: 5-6 gotas de óleos carreadores.
•Diluição a 2%: 10-12 gotas (aproximadamente 1/8 de uma colher de chá) para cada 31 g de óleo carreador.
•Diluição a 3%: 15-18 gotas (aproximadamente 1/4 de uma colher de chá) para cada 31 g de óleo carreador.
Dica

As ervas e a aromaterapia

As ervas podem ser muito importantes e eficazes nos tratamentos de aromaterapia. As ervas e os óleos essenciais combinados têm mais poder de cura que qualquer um deles sozinho. As ervas emprestarão suas propriedades medicinais menos concentradas, porém mais completas.

Óleos feitos da maceração de ervas em óleos vegetais são chamados de óleos infundidos. Eles podem substituir os óleos vegetais simples em receitas aromaterapêuticas para se obter um medicamento mais potente. Você pode comprar um óleo infundido ou fazer o seu.

Compre um ungüento, uma loção ou um creme de ervas e misture-o aos óleos essenciais para obter uma combinação de ervas e óleos essenciais. Tente encontrar produtos à base de ervas que contenham pouco ou nenhum óleo essencial, caso contrário seu produto final terá muito óleo essencial.


Receitas cosméticas de aromaterapia
 
Separe um tempo para você e experimente a maravilhosa sensação que os produtos aromaterapêuticos proporcionam para a pele. Depois de descobrir como eles farão você se sentir linda, você não vai querer outra vida. E você pode até convidar suas amigas para uma tarde de preparação e aplicação de diferentes produtos para a pele.
Sua tarde pode começar com uma máscara de argila cosmética. Enquanto esperam a argila secar, vocês podem massagear os pés umas das outras usando um óleo de massagem aromatizado. Quando a argila estiver seca, enxágüe o rosto com água morna e faça uma esfoliação com aveia. Depois, curta uma vaporização facial relaxante. Umedeça seu rosto com água aromatizada e, enquanto sua pele ainda estiver úmida, aplique um creme ou uma loção calmante. Finalize com uma gota de perfume de óleo essencial. Encontre abaixo algumas receitas de fórmulas para esses cuidados com a pele e muitos outros.


Águas aromatizadas
Águas aromatizadas tratam muitos problemas de pele, como acne e queimaduras. Os óleos essenciais contidos nessas águas são tão diluídos que elas podem ser aplicadas diretamente em áreas sensíveis do rosto. São perfeitas para fazer compressas de ervas em peles machucadas ou sensíveis. Embora diferentes dos hidrossóis, produtos mais caros derivados de óleos essenciais destilados, essas águas aromatizadas funcionam perfeitamente bem. Adicione de 5 a 10 gotas de óleos essenciais perfumados a 124 g de água ou suco de babosa.


Banhos aromatizados

O stress deixa você mais propenso a doenças e, por isso, um banho de ervas pode ser o tratamento mais eficaz que existe. Ele é relaxante e permite que os óleos essenciais medicinais sejam absorvidos delicadamente por uma grande parte do corpo. Os banhos são muito úteis para tratar determinados problemas de pele e dores musculares. O vapor de óleos essenciais que emana do banho aromaterapêutico também pode servir como inalação em caso de congestão nasal ou sinusite.
A maneira mais fácil de preparar um banho aromaterapêutico é colocar de 3 a 5 gotas de óleos essenciais diretamente em seu banho. Coloque-os depois de deixar correr a água para que não evaporem muito rápido e misture bem os óleos antes de entrar no banho. Evite usar mais de uma gota de óleos quentes como menta ou óleos cítricos, especialmente a laranja. Quer tornar seu banho ainda mais prazeroso? Acrescente 1/2 colher (de chá) de um óleo essencial de sua preferência a 31 g de óleo vegetal.

Misture os ingredientes. Use uma colher de chá por banho. Para bebês, use somente 1 gota em uma bacia. Isso é muito bom para pele seca. Quando você emerge, seu corpo está coberto por uma fina camada de óleo perfumado que permanece por horas, além de prevenir ressecamento da pele ou coceira depois do banho.


Argila cosmética

A bentonita ou argila cosmética, que são vendidas em lojas de produtos naturais em caixas fechadas ou a granel, podem ser usadas como máscaras faciais. Para preparar, adicione de 1 a 2 colheres (de chá) de água destilada a 1 colher grande de argila e faça uma pasta (geralmente uma porção de água para duas de argila é suficiente). Adicione 3 gotas de óleo essencial e misture bem. Passe no rosto, deixe secar e depois lave com água morna. Uma pequena quantidade de óleo essencial deve ser distribuído uniformemente sobre uma grande área do corpo.


Cremes aromaterapêuticos

Você pode transformar qualquer creme ou loção básica em um produto aromaterapêutico. Comece com um creme sem cheiro e adicione de 3 a 6 gotas de óleo essencial para cada 31 g de creme ou de loção - ou faça seu próprio creme.

•1 xícara de óleo
•22 gramas de cera de abelhas
•1 xícara de água destilada morna
•30 a 50 gotas de óleo essencial

As proporções devem ser exatas para que o creme fique bom. No forno, derreta com cuidado a cera de abelha junto com o óleo. Deixe-o esfriar até que você consiga pôr seu dedo no óleo. Jogue a água morna em um liquidificador com a ajuda de um funil (use um funil de boca larga para não derramar). Ligue o liquidificador em velocidade alta e adicione lenta e uniformemente a mistura óleo/cera de abelha. Ela deve começar a engrossar depois que ¾ do óleo tiverem sido adicionados. Esse é um bom momento para colocar os óleos essenciais. Depois de adicionar todo o óleo, você terá um creme bem grosso. Coloque o creme em recipientes de bocas largas. O creme durará ao menos um mês se for mantido em lugar fresco. Se quiser prolongar sua validade, guarde-o na geladeira.


Loções aromaterapêuticas

Preparar uma loção é um pouco mais complicado do que preparar o creme, mas também pode ser feita em casa. Use os ingredientes abaixo e siga as mesmas instruções do creme.

•3/4 de xícara de óleo
•15 g de cera de abelhas (aproximadamente 2 colheres de chá),
•1 xícara de água destilada morna
•30 gotas de óleo essencial

Não reduza as receitas ou você não terá líquido suficiente para cobrir as lâminas do liquidificador. Para variar a receita, a água usada no creme pode ser composta de qualquer ingrediente solúvel em água, ou de uma combinação deles, como suco de babosa, água de rosas ou chá.



Desodorantes aromaterapêuticos

A função primordial de todo desodorante é matar bactérias, o que os óleos essenciais fazem muito bem. Ao preparar seu próprio desodorante, você pode tratar uma erupção ou irritação (tente usar camomila) e evitar o uso de ingredientes fortes encontrados em produtos prontos, que obstruem os poros.

•15 gotas de lavanda
•5 gotas de óleo de sálvia•5 gotas de coentro
•60 g de suco de babosa ou hamamélis

Junte todos os ingredientes em um frasco de spray. Misture bem antes de cada uso. Isso durará cerca de um ano.



Perfumes aromaterapêuticos

Aplique uma gota concentrada de um óleo essencial suave, que não irrita a pele, nos lugares onde você consegue sentir seus batimentos cardíacos, como na parte interna do punho ou atrás da orelha, e o calor gerado ajudará a espalhar o cheiro. Você pode começar com óleos florais, como lavanda ou gerânio, ou amadeirados, como o sândalo. Algumas pessoas preferem o cheiro selvagem do patchuli. Outros gostam mais de rosas, jasmim, ou flor de laranjeira, encontradas em perfumes caros.


Protetores labiais

Proteja seus lábios do vento e do frio usando um protetor labial. Cure lábios rachados e mantenha-os hidratados, apreciando os sabores naturais da tangerina, do limão, da menta, de rosas, ou até mesmo do anis, usando a seguinte receita:

•1/4 de xícara de seu óleo favorito
•1/4 g de cera de abelha
•10 gotas de óleo essencial

Aqueça o óleo essencial em uma panela e adicione a cera. Misture até que a cera derreta. Espere esfriar um pouco e pingue os óleos essenciais. Guarde o protetor labial em um pequeno recipiente com tampa (vendido em drogarias e lojas especializadas em produtos para camping ou lojas de produtos naturais). O protetor durará cerca de um ano se você o guardar em um lugar fresco.


Vapor facial aromaterapêutico

Um vapor facial abrirá os poros de seu rosto, deixando sua pele macia e radiante. Ferva 1/4 de água em fogo baixo. Tire do fogo e adicione 15 gotas de óleos essenciais (por exemplo, 5 gotas de lavanda, alecrim e gerânio.) Mantenha sua cabeça a aproximadamente 30 cm da panela, coloque uma toalha sobre sua cabeça e prenda as extremidades na panela para reter o vapor. Feche os olhos para que eles não fiquem irritados. Fique assim por alguns minutos e, em seguida, levante a cabeça e respire profundamente. Cubra de novo a cabeça com a toalha e repita esse procedimento algumas vezes (mas não por mais de cinco ou dez minutos).


Esfoliações aromaterapêuticas
Moa 3 colheres grandes de aveia e 1 colher grande de farinha de milho em um moedor elétrico de café. Guarde o pó em um recipiente fechado. Para fazer a esfoliação, umedeça 1 colher (de chá) com água aromatizada, chá, ou hidrossol em quantidade suficiente para fazer uma pasta. Aplique sobre o rosto umedecido. Esfregue delicadamente e enxágüe com água morna.


Estes dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Tanto o autor, quanto o editor do Editors of Consumer Guide (R), da Publications International, Ltd., são responsáveis por quaisquer possíveis conseqüências de tratamento, procedimento, exercício, modificação da dieta, ação ou aplicação de medicamentos, resultados da leitura ou do seguimento das informações contidas nesse documento. A publicação dessas informações não constitui a prática da medicina e não substituem o atendimento de seu médico ou de qualquer outro profissional de saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar um médico ou outro profissional da área da saúde.

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?