Páginas

ERVAS MEDICINAIS E AROMÁTICAS A/B



NOME: Alecrim ( Rosmarinus officinalis)

FAMÍLIA: Lamiaceae (Labiatae
ORIGEM: mediterrâneo
Cultivo – Solo/Clima: Tem preferência por solos secos de natureza calcária, mas se dá bem em qualquer tipo de terreno, desde que bem drenados, o excesso de água pode mata-lo. É possível cultivá-lo em vasos, lembrando sempre de colocar o seu alecrim em um local onde exista de 5 a 6 horas de sol pr dia.
CICLO DE VIDA: 9 anos.

Partes usadas: folhas e flores.
Uso medicinal e culinário: é utilizado em forma de infusão como tônico geral e cardíaco, anti-reumática, eliminador de gases, cefálica, estimulante cardíaco, hipotensora, vulnerária emenagoga e cicatrizante. Combate principalmente : diabetess II, debilidade do coração doenças hepáticas, úlceras , queda de cabelo, problemas digestivos, dor de estômago, dor de cabeça nervosa, vertígem, perda de memória, queda de cabelo, pressão alta, dores musculares, dores nas articulações, depressão fraqueza , cansaço físico e intelectual, problemas intestinais, problemas renais e doenças das vias respiratórias. para gripe, cólicas, é antiinflamatório e possui ação antiespasmódica.
Na forma de tintura é usado para combater reumatismo.
Na culinária é usado em carnes, batatas, queijos, peixes e massas.
Modo de usar: 7 gramas da planta para meio litro de água, tomar até 3 xícaras ao dia. No uso externo: banhos e compressas.

CONTRA INDICAÇÃO: Não é indicado para quem tem problemas de coração

Nunca use ervas sem orientação de um médico ou fitoterapêuta
 
 
 
 
NOME: Arnica do Mato arnica-brasileira ou arnica-falsa - Solidago microglossa

FAMÍLIA: Asteraceae (Compostae
Origem: América do Sul.

Cultivo - Solo/Clima: É perene, de fácil cultivo e adapta-se melhor aos solos arenosos, levemente ácidos, com húmus e iluminação plena. O clima mais adequado é o tropical. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano, desde que haja chuvas/regas freqüentes durante a fase de crescimento. A colheita das flores é feita no início da floração, enquanto ainda são brotos; os rizomas podem ser coletados entre três e quatro anos após o plantio, no outono.

Partes usadas: Folhas, flores e rizomas.
Medicinal: por ainda não ter sido comprovada sua segurança para o uso interno, melhor que seja usada apenas externamente na forma de compressas, tinturas, pomadas ou cataplasmas no tratamento de traumatismos, torção, contusão e hematomas. Em varizes tem ação na circulação periférica, reduzindo a dor.

Nunca use ervas sem orientação de um médico ou fitoterapêuta



NOME ARRUDA
Origem: Europa Meridional

Nomes Populares: Arruda Comum, Arruda dos Jardins, Arruda Fedorenta, Ruta, Ruta de Cheiro Forte.

Cultivo - Solo/Clima: a arruda se dá muito bem em solos levemente alcalinos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. A planta necessita de sol pleno pelo menos algumas horas por dia e sombra o resto do dia. Sua propagação se dá por meio de estacas ou sementes.
Trata-se de uma planta muito resistente que, se atendidas suas necessidades básicas de cultivo, dificilmente apresentará problemas. A colheita normalmente pode ser feita cerca de 4 meses após o plantio.

Partes usadas: Planta inteira.

Uso Medicinal: tratamento contra varizes, restabelecer ou aumentar o fluxo menstrual e, também, para combater vermes. o uso interno desta planta é desaconselhado pois, em grande quantidade, a arruda pode causar hiperemia (abundância de sangue) dos órgãos respiratórios, vômitos, sonolência e convulsões. O efeito considerado "anticoncepcional" na verdade é abortivo. Como uso tópico, o azeite de arruda, obtido com o cozimento da planta, é aplicado para aliviar dores reumáticas. Seu aroma forte e característico, detestado por muita gente, é considerado um ótimo repelente, por isso a arruda é colocada em portas e janelas para espantar insetos.



Nunca use ervas medicinais sem orientação de um médico ou fitoterapêuta.


NOME: Artemísia (LOSNA) - Chrysanthemum parthenium
NOMES POPULARES: absinto, amargosa, erva dos bichos, losna branca
FAMÍLIA: Asteraceae (Compostae
Origem: Ásia Menor

Cultivo - Solo/Clima: Prefere regiões de clima quente e sol pleno. Gosta de solos férteis e alcalinos, com boa drenagem.

Partes usadas: Folhas e flores.

Uso medicinal: Popularmente é uma planta usada para tratar dores de cabeça, má digestão, anti reumática, collicas menstruais e diarréia. Ajuda a baixar a febre, tanto que seu nome em inglês é feverfew. Seu aroma peculiar é um ótimo repelente de insetos. Na forma de saches pode ser colocada no armário para repelir as traças

Nunca use ervas medicinais sem orientação médica ou de um fitoterapêuta.

NOME: Aveloz - Euphorbia tirucalli
FAMÍLIA: Euphorbiacea
Nomes Populares: cerca viva; garra do diabo e labirinto.
Origem: Africa.

Cultivo - Solo/Clima: losna se propaga por meio de sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia. O solo ideal para o cultivo deve ser argilo-arenoso, fértil e profundo. Para o plantio em vasos ou jardineiras, é essencial garantir uma profundidade de 30 cm, mais ou menos. Planta perene que chega até 3 metros de altura. Pode ser encontrada em todo o Brasil, pois não é exigente quanto ao clima, nem quanto ao solo. Seu único problema é não suportar grandes quantidades de água.

Partes usadas: Leite (látex) que sai da folha

Uso medicinal: Planta tóxica. É usada para eliminar verrugas. Para tanto pinga-se uma gota do leite, que sai da folha, na lesão. Algumas pessoas tomam a erva para combater o câncer. No entanto, nada foi comprovado pela ciência. Vale lembrar que esta é uma planta tóxica que pode ser muito perigosa.

Nunca use ervas medicinais sem orientação de um médico ou fitoterapêuta.
NOME: Azedinha – Rumex acetosa
FAMÍLIA: Poligonáceas
Origem: Europa e Ásia.

Cultivo – Solo/Clima: erva perene e rústica que se adapta bem à vários tipos de solo. Pode ser atacada por lesmas e caracóis, quando isto acontece é só cortar a touceira. Pode ser plantada em um vaso pequeno ou na horta. Apesar de precisar de algumas horas de sol pode ser plantada na parte da horta que bata menos sol.
Partes usadas: Folhas.
Uso Medicinal e gastronômico: A azedinha pode ser usada em saladas, sopas, patês e omeletes. Suas virtudes medicinais são: depurativa do sangue, diurética, ajuda a baixar a febre, curar feridas e é muito rica em vitamina C e cálcio.

Atenção: por sua grande quantidade de Oxalato de Cálcio, não deve ser consumida em excesso pois pode ser prejudicial aos rins

Nunca use ervas medicinais sem orientação de um médico ou fitoterapêuta.
 
 
NOME: Babosa - Aloe vera
FAMÍLIA: Liliáceas
Origem: África

Cultivo - Solo/Clima: Gosta muito de calor, solos bem drenados e pouca água. Apesar de lenta, a obtenção de mudas é algo fácil já que a planta “mãe”, solta “filhinhos”, ou melhor, rebentos na sua base, que depois de uns 15 cm podem ser transplantadas para locais definitivos. Gosta de sol pleno, porém pode ser cultivada dentro de casa com luz indireta.
Partes usadas: Mucilagem (parte interna da folha).

Uso Medicinal: Uma das plantas mais importantes para a saúde e beleza da pele e cabelos. É usada há milênios na cura de ferimentos e reconstituição da pele, irritação nos olhos, queimaduras de sol e fogo. O uso interno pode causar diarréias em pessoas mais sensíveis. Nunca use internamente sem indicação médica


Nunca use ervas medicinais sem orientação de um médico ou fitoterapêuta
 
NOME: Bálsamo - Sedum praealthum
FAMILIA: Crassulaceae
Origem: África do Sul

Cultivo - Solo/Clima: Prefere solos férteis e fofos, com boa drenagem. Clima quente e sol pleno. Sua reprodução é por estacas.

Partes usadas: Folhas e flores.
Uso Medicinal: O suco de bálsamo crú, tomado pela manhã em jejum, ajuda na cura de úlceras e gastrites do estômago. Em pequenas quantidades é indicado também nas afecções do aparelho urinário. É cicatrizante poderoso para feridas, boqueiras, unhas encravadas, etc. 
  Nunca use ervas medicinais sem orientação de um médico ou fitoterapêuta
 
 
NOME: Bardana - Arctium Lappa
FAMILIA: Asteraceae (Compostae)
Origem: Ásia Tropical

Cultivo - Solo/Clima: Pode ser cultivada em quase todo país. Necessita de períodos frios para florescer. Os melhores solos para produção de raízes são os arenosos, bem profundos, férteis e com boa drenagem. É impossível cultivá-la em vasos ou jardineiras.

Partes usadas: Folhas, talos, raízes.

Uso Medicinal: Diurética, hipoglicemiante, antiinflamatória, analgésica, cistite, cálculo renal e biliar, furúnculos, emoliente, antibiótica, e picadas de cobra.
Nunca use ervas medicinais sem orientação de um médico ou fitoterapêuta  



Nome: boldo africano
Nome científico: Plectranthus barbatus
Nomes populares: Falso-boldo, boldo nacional, malva-santa, malva-amarga, boldo-do-brasil, boldo-do-reino, alumã e sete-dores
Família: Labiatae /Lamiaceae.

CULTIVO o boldo é uma planta muito resistente, podendo ser plantada no Brasil inteiro. Apenas é sensível à geada, devendo ser protegida se estiver sendo cultivada em regiões sujeitas a frios intensos. Desenvolve-se melhor a pleno sol, em locais sombreados a produção é menor.
Recomenda-se manter um espaçamento de 1 metro entre as plantas. Para o cultivo em vasos ou jardineiras, é preciso garantir pelo menos 30 cm de profundidade. Com cerca de 6 meses após o plantio já é possível colher as folhas para utilização.
Durante a floração, as folhas perdem parte de suas propriedades terapêuticas, por isso devem ser colhidas antes desse período

PARTES USADAS: FOLHAS

USO MEDICINAL: O chá feito das folhas de boldo facilita a digestão, aumentando as secreções salivares e gástricas. Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias. São indicadas também nos casos de infecções hepáticas.
Tem a propriedade de acelerar a produção da bílis, substância produzida pelo fígado que é importantíssima na decomposição de gorduras. Por isso, quando tomado diariamente é um ótimo auxiliar nos regimes de emagrecimento.
Diurético, também é utilizado em casos de icterícia. Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica. 
Nunca use ervas medicinais sem orientação de um médico ou fitoterapêuta



NOME CIENTÍFICO VEGONIA CONSDENSATA
NOME POPULAR: BOLDO INDIGINENA, ALUMÃ, ARVORE DO PINGUÇU, BOLDO, BOLDO BAIANO, BOLDO JAPONES, CAMBARA GUAÇÚ, ASSA PEIXE.
FAMILIA : ASTERACEAE

Origem: África
Cultivo - Solo/Clima: arbusto que cresce até 2 metros de altura. Pode ser plantado tanto em vaso quanto em canteiros. Erva de fácil cultivo já que não é exigente quanto ao solo e clima sendo muito resistente à pragas e doenças. Não tolera geadas muito fortes.

Partes usadas: Folhas.

Uso Medicinal: As folhas são usadas em infusão para o combate de gases intestinais, insuficiências hepáticas, analgésico e protetor estomacal. Sendo que estas duas últimas já foram comprovadas cientificamente.

Nunca use ervas medicinais sem orientação de um médico ou fitoterapêuta

 
 
 NOME: Boldo Miúdo – Plectranthus neochilus
FAMÍLIA: Lamiaceae (Labiatae)
Origem: África
Cultivo - Solo/Clima: Seu cultivo é muito fácil já que não é exigente quanto ao solo, água ou clima e é muito resistente à pragas e doenças. Pode ser plantada em vasos jardineiras ou em canteiros. Suas folhas e flores roxas são muito ornamentais.
Partes usadas: Folhas.
Uso Medicinal: A maceração das folhas é um tônico amargo que facilita o trabalho da vesícula biliar estimulando a secreção da bílis favorecendo a digestão de gorduras.

Nunca use ervas medicinais sem orientação de um médico ou fitoterapêuta  

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?