Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Alecrim

NOME: Alecrim ( Rosmarinus officinalis)


FAMÍLIA: Lamiaceae (Labiatae

ORIGEM: mediterrâneo

Cultivo – Solo/Clima: Tem preferência por solos secos de natureza calcária, mas se dá bem em qualquer tipo de terreno, desde que bem drenados, o excesso de água pode mata-lo. É possível cultivá-lo em vasos, lembrando sempre de colocar o seu alecrim em um local onde exista de 5 a 6 horas de sol pr dia.

CICLO DE VIDA: 9 anos.



Partes usadas: folhas e flores.

Uso medicinal e culinário: é utilizado em forma de infusão como tônico geral e cardíaco, anti-reumática, eliminador de gases, cefálica, estimulante cardíaco, hipotensora, vulnerária emenagoga e cicatrizante. Combate principalmente : diabetess II, debilidade do coração doenças hepáticas, úlceras , queda de cabelo, problemas digestivos, dor de estômago, dor de cabeça nervosa, vertígem, perda de memória, queda de cabelo, pressão alta, dores musculares, dores nas articulações, depressão fraqueza , cansaço físico e intelectual, problemas intestinais, problemas renais e doenças das vias respiratórias. para gripe, cólicas, é antiinflamatório e possui ação antiespasmódica.

Na forma de tintura é usado para combater reumatismo.

Na culinária é usado em carnes, batatas, queijos, peixes e massas.

Modo de usar: 7 gramas da planta para meio litro de água, tomar até 3 xícaras ao dia. No uso externo: banhos e compressas.

CONTRA INDICAÇÃO: Não é indicado para quem tem problemas de coração

Nunca use ervas sem orientação de um médico ou fitoterapêuta

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?