Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Arruda


NOME ARRUDA


Origem: Europa Meridional

Nomes Populares: Arruda Comum, Arruda dos Jardins, Arruda Fedorenta, Ruta, Ruta de Cheiro Forte.

Cultivo - Solo/Clima: a arruda se dá muito bem em solos levemente alcalinos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. A planta necessita de sol pleno pelo menos algumas horas por dia e sombra o resto do dia. Sua propagação se dá por meio de estacas ou sementes.
Trata-se de uma planta muito resistente que, se atendidas suas necessidades básicas de cultivo, dificilmente apresentará problemas. A colheita normalmente pode ser feita cerca de 4 meses após o plantio.

Partes usadas: Planta inteira.
Uso Medicinal: tratamento contra varizes, restabelecer ou aumentar o fluxo menstrual e, também, para combater vermes. o uso interno desta planta é desaconselhado pois, em grande quantidade, a arruda pode causar hiperemia (abundância de sangue) dos órgãos respiratórios, vômitos, sonolência e convulsões. O efeito considerado "anticoncepcional" na verdade é abortivo. Como uso tópico, o azeite de arruda, obtido com o cozimento da planta, é aplicado para aliviar dores reumáticas. Seu aroma forte e característico, detestado por muita gente, é considerado um ótimo repelente, por isso a arruda é colocada em portas e janelas para espantar insetos.

Nunca use ervas medicinais sem orientação de um médico ou fitoterapêuta.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?