Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Nome: boldo africano
Nome científico: Plectranthus barbatus
Nomes populares: Falso-boldo, boldo nacional, malva-santa, malva-amarga, boldo-do-brasil, boldo-do-reino, alumã e sete-dores
Família: Labiatae /Lamiaceae.

CULTIVO o boldo é uma planta muito resistente, podendo ser plantada no Brasil inteiro. Apenas é sensível à geada, devendo ser protegida se estiver sendo cultivada em regiões sujeitas a frios intensos. Desenvolve-se melhor a pleno sol, em locais sombreados a produção é menor.

Recomenda-se manter um espaçamento de 1 metro entre as plantas. Para o cultivo em vasos ou jardineiras, é preciso garantir pelo menos 30 cm de profundidade. Com cerca de 6 meses após o plantio já é possível colher as folhas para utilização.

Durante a floração, as folhas perdem parte de suas propriedades terapêuticas, por isso devem ser colhidas antes desse período



PARTES USADAS: FOLHAS

USO MEDICINAL: O chá feito das folhas de boldo facilita a digestão, aumentando as secreções salivares e gástricas. Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias. São indicadas também nos casos de infecções hepáticas.

Tem a propriedade de acelerar a produção da bílis, substância produzida pelo fígado que é importantíssima na decomposição de gorduras. Por isso, quando tomado diariamente é um ótimo auxiliar nos regimes de emagrecimento.

Diurético, também é utilizado em casos de icterícia. Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica.

Nunca use ervas medicinais sem orientação de um médico ou fitoterapêuta

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?